quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como eu amo a fdv ♥


Apesar de estar de saco cheio de estudar, de me arrumar, pegar ônibus, repetir o trajeto, sentar na cadeira e ouvir, todos os dias, aquelas longas três horas e quarenta minutos de aula, a fdv ainda consegue me fazer feliz. Primeiro porque, já sei, é uma boa faculdade. Segundo porque, quando se trata das eletivas, aquelas materiazinhas que a gente pode escolher, eles capricham no leque de opções de disciplinas interessantes.

Pois nesse período eu fiquei com esta maravilha: Direito, Arte e Literatura. Tem combinação mais sensacional? Tô in love com a minha eletiva. Todos os livros que o professor cita em sala -à exceção de Kafka- eu já li. As referências a autores, filmes, bandas me deixam pirada. Aquela sensação de estar "à frente" por ter experienciado vários mundos, por ter conhecido vários personagens, por ter a capacidade de, muito mais do que ler a letra da lei, desenvolver um pensamento crítico e criativo se torna tão evidente quando ouço a fala do professor que quase -eu disse QUASE- penso em mudar de curso e voltar à minha primeira opção, de fazer Letras. Mas, como ler é uma coisa que a gente pode fazer sozinho, independente da profissão e como sou completamente apaixonada, embora um tanto desiludida, pelo Direito, continuo aqui, tentando conciliar meus ideias com meus objetivos profissionais.

Para começar, minha primeira atividade está sendo baseada num vídeo do Pink Floyd - EU DISSE PINK FLOYD! Devemos responder ao seguinte questionamento: "Quando você se sente um tijolo no muro?", "Como e quando o cidadão brasileiro é visto e tratado apenas como um tijolo no muro?" Abordar na resposta 1) os Direitos Fundamentais, 2) a Constituição, 3) ao menos um dos textos do semestre e finalmente 4) uma obra de arte. UMA. OBRA. DE. ARTE. Amo.

Nem preciso dizer o quanto minha cabecinha está trabalhando nisso. O quanto a caixola funciona com prazer quando me debruço sobre esses temas.

De todas as disciplinas que cursei até agora, nenhuma fez tanto minha alegria como essa. É mais do que um tema novo, mais do que uma matéria posta para eu conhecer um assunto. É uma coisa com a qual já tenho certa intimidade. Um escape para esse estágio do curso em que o cansaço impera. E isso faz um bem danado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário